O homem, meu general, é muito útil:
Sabe voar, e sabe matar
Mas tem um defeito
- Sabe pensar
(Berthold Brecht)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

TESE_O professor e a educação: entre o prazer, o sofrimento e o adoecimento

A psicóloga Flávia Gonçalves da Silva dedicou sua dissertação de doutorado de 419 páginas a todos os professores que, apesar das diversidades, ainda continuam no Magistério. O trabalho desenvolvido na disciplina de Psicologia da Educação da PUC de São Paulo em 2007 tem como tema "O professor e a educação: entre o prazer, o sofrimento e o adoecimento".

A partir da história de duas professoras, chamadas de Joana e Laura, a psicóloga retratou o cotidiano da categoria e abordou o distanciamento entre o trabalho ideal - no qual o professor sente-se admirado e tem a sensação de dever cumprido - e o real, que leva à frustração e ao stress, desencadeadores de depressão e outros distúrbios de comportamento.
O estudo da atividade profissional, especificamente a sua estrutura, as condições encontradas pelos docentes para executá-la, a relação desta com o desenvolvimento psicológico dos professores e os tipos e mecanismos de alienação da função nortearam a pesquisa, orientada pelos fundamentados teórico-metodológicos do marxismo e da psicologia sócio-histórica.
A investigação revelou que as condições inadequadas e alienadoras encontradas pelos professores para executar sua atividade são as principais causas dos quadros de adoecimento, especialmente relacionados a emoções e sentimentos, como stress, labirintite e depressão, que podem levar a outras doenças, como nos casos relatados.
(...)

A conclusão é quase óbvia: o desenvolvimento da atividade docente em determinadas condições históricas e materiais está profundamente relacionado ao processo de sofrimento psíquico e ao adoecimento dos servidores da Educação que são os que mais necessitam de licenças médicas, assim como os profissionais da Saúde.

A dissertação de doutorado "O professor e a educação: entre o prazer, o sofrimento e o adoecimento", de Flávia Gonçalves da Silva, está publicada na íntegra na Biblioteca Virtual da PUC de São Paulo: http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4735

Nenhum comentário: